Lista de tópicos

  • Cartaz

  • Nota curricular do orador

     

    Miguel Correia

     

    Professor de Educação Especial.

    Licenciado e mestre em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Pós-graduado em Bioética, pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica.

     

    Especializado em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

     

    Doutorando em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEP), com o projeto de tese Educação Especial – Da teoria às práticas. (Im)possibilidades da educação inclusiva.

     

    Foi professor de Filosofia e Psicologia no Ensino Secundário e professor de Ética, Bioética e Deontologia no Ensino Superior.

     

    É autor da obra Autismo e Atraso de Desenvolvimento: Um estudo de caso, resultado de um trabalho académico, mas cujo caso abordado é o seu próprio filho, o mais novo de dois rapazes, diagnosticado com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). A segunda edição do seu livro conta com um prefácio de Preciosa Fernandes (docente na FPCEP) e um posfácio de David Rodrigues, docente universitário e presidente da Pró-inclusão – ANDEE (Associação Nacional de Docentes de Educação Especial).

     

    Realizou múltiplas ações de formação, comunicações e seminários no âmbito da PEA e da Educação Especial e Inclusiva, a convite de associações de pais de pessoas com deficiência, agrupamentos escolares e instituições do ensino superior.

     

    É formador do Instituto CRIAP – Psicologia e Formação na Pós-graduação em Intervenção Multidisciplinar na PEA, na área das Ferramentas Tecnológicas na Intervenção Educativa na PEA.

     

    É autor do blogue A Suta – Ideias, Processos e Práticas de Inclusão (sutainclusiva.blogspot.pt).